Turismo e Lazer

Praião do Dominguinhos em Paranã no Tocantins é rota indispensável pelos turistas.

O município de Paranã, possui uma das mais belas praias da região sudeste do Tocantins, o “Praião do Dominguinhos”. Localizado na região sudeste do Estado do Tocantins a 385 km da capital Palmas, com 10.338 habitantes ( dados do IBGE – 2010), área territorial 11.260,210 km, representa 4,06% do Estado, 0,29% da região e 0,13% de todo o território brasileiro e com 158 anos de emancipação política.

Região com diversos atrativos culturais no mês de julho ( temporada  de praia no Tocantins)  é procurado também durante o ano pela convivência privilegiada com a natureza. A administração municipal atende muito bem os turistas e o carinho especial é mais um atrativo.

 

Procissão fluvial é atrativo turístico em festa religiosa.

Um dos pontos altos da Festa do Padroeiro de Paranã, São João Batista, e do Divino Espírito Santo, a procissão fluvial sobre os rios Palmas e Paranã aconteceu nesta sexta-feira, 25, pela manhã. Esta representação religiosa está em sua edição 34 e será incluída no I Guia Turístico, Cultural, Ecológico e Gastronômico que a Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins está produzindo, a ser lançado em outubro.

Cidade histórica com mais de 150 anos, Paranã, na região Sudeste do Tocantins, recebe nestes festejos turistas regionais e de outros estados. O passeio pela rota das águas é de dois quilômetros, e 17 barcos enfeitados e coloridos formam uma pintura surreal, com toques místicos. Conduzindo as imagens dos santos, o padre, fiéis, turistas e visitantes em percurso acompanhado por cânticos, foguetes e banda de música, cultivam preciosa preservação da cultura.

procissão

O produto turístico faz parte do roteiro religioso-cultural do Tocantins, A centenária rua Rui Barbosa é decorada durante a madrugada pela comunidade, que se envolve na produção da festa com muito carinho. Portais com flores, balões e, no calçamento, símbolos sagrados, feitos com pó de serragem.

A tradição ritualística inclui visita que o alferes e o caixeiro do Divino fazem às casas da cidade, abençoando. Do porto do rio até a igreja, a procissão percorre 1500 metros, com hinos, fogos e a multidão acompanhando o cortejo, em livre expressão de fé.

16294

Na cidade, é feriado municipal mas o comércio informal de comidas típicas como a paçoca, bolos e licores é grande. Vendedores ambulantes de roupas e calçados estão concentrados em rua com muito movimento de compras. Restaurantes e hotéis cheios e muitos veículos com placas de Brasília, Goiânia, Palmas, Anápolis e cidades do Tocantins circulam, sinalizando que a cadeia econômica é beneficiada.

Missa dos Vaqueiros

Devotos de São Sebastião e vaqueiros de Paranã e região se reunem todos os anos para celebrar a Tradicional Missa dos Vaqueiros em homenagem ao santo São Sebastião. A Missa que acontece na Igreja Matriz de Paranã foi realizada a partir das 10 horas no dia 20 de janeiro.

São centenas de devotos e mais de 300 vaqueiros tipicamente trajados em suas montarias na cavalgada.

010203
Os vaqueiros conduzem a imagem do santo da igreja São José até a Igreja Matriz num percurso de aproximadamente 2 km. Durante o trajeto, há muita música e o som dolente dos berrantes. Todos os anos a Missa é campal.

Vaquejada

A 8º Vaquejada aconteceu durante os dias 18, 19 e 20 de janeiro 2013, reunindo por volta de 80 duplas de vaqueiros dos estados do Goiás, Bahia, Distrito Federal e Tocantins.
0405


Acessibilidade
Acessibilidade