Saúde de Paranã é referência

0

 

 

Saúde para toda a população. Está já é uma realidade no município de Paranã que com serviços de qualidade aumentou o número de atendimentos mensais.

“O atendimento mensal passou a ser de 1.300 pessoas. Atualmente temos quatro médicos atendendo no município. A nossa saúde está funcionando tão bem que sem prejudicar os pacientes de Paranã, recebemos  pessoas de São Salvador, Palmeirópolis, Jaú e Aurora”, afirma a secretária de saúde, Josiane Viana.

Segundo Josiane, nesses meses de gestão, diversas ações foram realizadas no município entre elas as cirurgias de pequeno porte.

“Partos já são feitos na cidade, conseguimos uma mesa mais moderna  para a realização de partos, isto trará mais conforto para a gestante e segurança ao médico na hora do parto, já começamos a fazer as cirurgias de hérnia, foi instalado no hospital máquina industrial de lavar roupa, antes se usavam tanquinho, compramos uniformes, luvas e botas para os funcionários. Logo no segundo mês, a saúde estava de cara nova”, diz.

E as melhorias na saúde não param nestas ações, a secretária explicou que para o mês de junho há a previsão da implantação de um sistema informatizado que irá agilizar o atendimento dos pacientes.

Sistema informatizado

“O sistema de dados dos pacientes infelizmente ainda não é informatizado, e dificulta a agilidade do atendimento. Porque são mais de 30 mil fichas, mas no mês de junho teremos uma empresa para digitalizar e informatizar todo o sistema”.

A secretária destacou que com relação a atenção básica foram adquiridos mais uma ambulância e um carro zero Km.

“Já iniciamos uma obra de ampliação do posto de saúde do centro. Começamos a fazer eletrocardiograma que anteriormente era feito em Arraias, as pessoas tinha que gastar com passagem de ônibus e alimentação para ir a cidade e hoje este exame é feito de graça em Paranã e  o laudo chega em até 24 horas”.

Para as mamães de Paranã, são oferecidos atendimento com psicólogo, médico e orientação sobre planejamento familiar.

“Reformamos a maternidade e a sala que em breve realizará ultrassom. O aparelho já chegou ao município, estamos realizando todas as metas do Ministério da Saúde e fazendo o atendimento uma vez por semana no povoado Bom Jesus”.

Projetos

A secretária explicou ainda que diversos projetos estão sendo realizados no município, entre eles o “Sorriso Novo” onde são feitos tratamento de canal e confecção de prótese de graça para população, já na área de assistência social existe o programa “Mulheres em Ação”.

“É um programa com atividades físicas, onde são aferidas a pressão arterial e semanalmente a enfermeira e o agente de saúde realizam o atendimento à população. Médicos também atendem neste programa uma vez por mês”.

Mas nem sempre a saúde foi assim, a secretária lembra que o Hospital Municipal considerado como de pequeno porte estava com condições precárias e funcionando apenas para consultas simples e curativas.

“A estrutura física também não ajudava, problemas de infiltração, funcionários sem condições de trabalhar, no almoxarifado poucos alimentos  foram encontrados, a realidade da farmácia hospitalar também não era boa pois faltava medicamentos para suprir a necessidades da população”.

Mas uma nova Paranã está sendo construída, só para a saúde mais de dois milhões de emendas federais devem ser destinados para o próximo ano e a expectativa é a melhor possível.

“Muitas transformações já foram feitas. Conseguimos atendimento digno para a população e a proposta é melhorar isto cada vez mais. Ano que vem temos como meta a ampliação do Hospital, aquisição de equipamentos cirúrgicos e mais dois veículos para a saúde”, destaca.

Monik Helen Gomes de Sousa.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade